Sobre o Guia de Escalada do Morro do Canal


Em sua primeira edição, o Guia de Escalada do Morro do Canal apresenta um representativo campo escola de escalada na região de Curitiba - Paraná.

Com mais de 60 opções de escaladas, em diferentes estilos, o Morro do Canal surpreende por sua beleza cênica, tendo em seu entorno a região dos Mananciais da Serra. Esta montanha também faz parte da Serra do Marumbi, localizando-se na porção oposta a outros picos mais conhecidos como Olimpo, Esfinge e Abrolhos.

Sendo também um registro histórico da escalada no Morro do Canal, este guia trás à comunidade detalhes de cada via como: nome, graduação sugerida, uma breve descrição, seus conquistadores e o material necessário para a escalada. Também são apresentadas, através de fotos coloridas, as linhas das vias, facilitando a identificação das mesmas na montanha.

Além dos aspectos referentes à escalada, este guia apresenta um pouco da história da conquista do morro.

Para possibilitar o deslocamento entre os setores de escalada do Morro do Canal, esse guia apresenta as diferentes trilhas existentes. Essas trilhas são diferenciadas por cores, para facilitar sua localização, e estão demarcadas em imagens (as indicações de cores das trilhas deste guia não refletem sua sinalização no local. As cores indicadas servem apenas para se posicionar nas descrições desta publicação).

Esperamos que toda a comunidade aproveite mais esse point de escalada, mantendo sempre o respeito pela montanha e empenhando todos os seus esforços pela manutenção da fauna e flora ali existentes.